Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Quer respeito? Comece respeitando.

Estou colocando aqui, um texto escrito pelo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro. Li esse texto através do meu namorado Miguel Neto, no blog de Dom Henrique Soares - Visão Cristã(http://costa_hs.blog.uol.com.br/). Espero que vocês entendam um pouco desse olhar.


Parada Gay: respeitar e ser respeitado.
Caro Internauta, eis um escrito do Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro, que deve ser lido e refletido...

Eu não queria escrever sobre esse assunto; mas diante das provocações e ofensas ostensivas à comunidade católica e cristã, durante a Parada Gay deste último domingo, não posso deixar de me manifestar em defesa das pessoas que tiveram seus sentimentos e convicções religiosas, seus símbolos e convicções de fé ultrajados.

Ficamos entristecidos quando vemos usados com deboche imagens de santos, deliberadamente associados a práticas que a moral cristã desaprova e que os próprios santos desaprovariam também. Histórias romanceadas ou fantasias criadas para fazer filmes sobre santos e personalidades que honraram a fé cristã não podem servir de base para associá-los a práticas alheias ao seu testemunho de vida. São Sebastião foi um mártir dos inícios do Cristianismo; a tela produzida por um artista cerca de 15 séculos após a vida do santo, não pode ser usada para passar uma suposta identidade homossexual do corajoso mártir. Por que não falar, antes, que ele preferiu heroicamente sofrer as torturas e a morte a ultrajar o bom nome e a dignidade de cristão e filho de Deus?!

“Nem santo salva do vírus da AIDS”. Pois é verdade. O que pode salvar mesmo é uma vida sexual regrada e digna. É o que a Igreja defende e convida todos a fazer. O uso desrespeitoso da imagem dos santos populares é uma ofensa aos próprios santos, que viveram dignamente; e ofende também os sentimentos religiosos do povo. Ninguém gosta de ver vilipendiados os símbolos e imagens de sua fé e seus sentimentos e convicções religiosas. Da mesma forma, também é lamentável o uso desrespeitoso da Sagrada Escritura e das palavras de Jesus – “amai-vos uns aos outros” – como se ele justificasse, aprovasse e incentivasse qualquer forma de “amor”; o “mandamento novo” foi instrumentalizado para justificar práticas contrárias ao ensinamento do próprio Jesus.

A Igreja católica refuta a acusação de “homofóbica”. Investiguem-se os fatos de violência contra homossexuais, para ver se estão relacionados com grupos religiosos católicos. A Igreja Católica desaprova a violência contra quem quer que seja; não apoia, não incentiva e não justifica a violência contra homossexuais. E na história da luta contra o vírus HIV, a Igreja foi pioneira no acolhimento e tratamento de soro-positivos, sem questionar suas opções sexuais; muitos deles são homossexuais e todos são acolhidos com profundo respeito. Grande parte das estruturas de tratamento de aidéticos está ligada à Igreja. Mas ela ensina e defende que a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis é uma vida sexual regrada e digna.

Quem apela para a Constituição Nacional para afirmar e defender seus direitos, não deve esquecer que a mesma Constituição garante o respeito aos direitos dos outros, aos seus símbolos e organizações religiosas. Quem luta por reconhecimento e respeito, deve aprender a respeitar. Como cristãos, respeitamos a livre manifestação de quem pensa diversamente de nós. Mas o respeito às nossas convicções de fé e moral, às organizações religiosas, símbolos e textos sagrados, é a contrapartida que se requer.

A Igreja Católica tem suas convicções e fala delas abertamente, usando do direito de liberdade de pensamento e de expressão. Embora respeitando as pessoas homossexuais e procurando acolhê-las e tratá-las com respeito, compreensão e caridade, ela afirma que as práticas homossexuais vão contra a natureza; essa não errou ao moldar o ser humano como homem e mulher. Afirma ainda que a sexualidade não depende de “opção”, mas é um fato de natureza e dom de Deus, com um significado próprio, que precisa ser reconhecido, acolhido e vivido coerentemente pelo homem e pela mulher.

Causa preocupação a crescente ambiguidade e confusão em relação à identidade sexual, que vai tomando conta da cultura. Antes de ser um problema moral, é um problema antropológico, que merece uma séria reflexão, em vez de um tratamento superficial e debochado, sob a pressão de organizações interessadas em impor a todos um determinado pensamento sobre a identidade do ser humano. Mais do que nunca, hoje todos concordam que o desrespeito às leis da natureza biológica dos seres introduz neles a desordem e o descontrole nos ecossistemas; produz doenças e desastres ambientais e compromete o futuro e a sustentabilidade da vida. Ora, não seria o caso de fazer semelhante raciocínio, quando se trata das leis inerentes à natureza e à identidade do ser humano? Ignorar e desrespeitar o significado profundo da condição humana não terá consequências? Será sustentável para o futuro da civilização e da humanidade?

As ofensas dirigidas não só à Igreja Católica, mas a tantos outros grupos cristãos e tradições religiosas não são construtivas e não fazem bem aos próprios homossexuais, criando condições para aumentar o fosso da incompreensão e do preconceito contra eles. E não é isso que a Igreja Católica deseja para eles, pois também os ama e tem uma boa nova para eles; e são filhos muito amados pelo Pai do céu, que os chama a viver com dignidade e em paz consigo mesmos e com os outros.

Dom Odilo Pedro





20 comentários:

  1. Palavras abençoadas!
    Amei o post.
    Parabéns e seja bem vinda ao Catequistas Unidos!

    ResponderExcluir
  2. OLÁ IRENE E MIGUEL SEJAM BEM VINDOS AOS CATEQUISTAS UNIDOS, EU TB FAÇO PARTE,JÁ ME TORNEI SEGUIDORA, FAÇAM UMA VISITINHA AO MEU BLOG TB
    http://jardimdafe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. oi sejam bem vindos ao catequistas unidos,vamos evangelizar,fique com Deus.
    beijos Rosane
    catequesecomamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vinda ao Grupo Catequista Unidos. Parabéns pelo seu blog. Muito interessante esta postagem. Bjs
    escoladafecasaforte.blogspot.com
    catequesecasaforte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Irene e Miguel! Sejam bem vindos ao Grupo de Catequistas Unidos!
    Sou Layse, do blog Catequese Kids! E estou seguindo vcs.
    Ficarei muito feliz com a visita de vcs tb!

    Que Deus os abençoe ricamente!

    Um abraço,
    Layse

    ResponderExcluir
  6. Olá Irene e Miguel, vim fazer uma visita e dar as boas vindas ao grupo Catequistas Unidos.
    Gostei muito desse artigo acima, tbem postei no meu blog.
    Grande abaraço e já estou te seguindo.
    Aguardo sua visita.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tem um presentinho bem docinho pra você lá no meu blog! É só pegar e aproveitar. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,gostei do blog e das reflexões!
    Meu nome é Joana e tenho 12 anos.
    Já estou seguindo com alegria.
    Ficarei feliz com sua presença em meus cantinhos também:
    sorrindocomjesus.blogspot.com
    entresonhos2.blogspot.com

    Fiquem com Deus
    Beijos,
    Joana

    ResponderExcluir
  9. Olá, Irene e Miguel! Palavras sábias e verdadeiras! Parabéns pela postagem instrutiva! Já sou seguidora.
    Gostaria muito que conhecessem meus cantinhos também:
    nospassosdejesusamor.blogspot.com
    docessonhosdepapel.blogspot.com

    Eu também participo dos "Catequistas Unidos"

    Que Deus abençoe semore os seus caminhos!
    Beijos,
    Angela

    ResponderExcluir
  10. Tem selinho para você lá no Blog.
    Passa lá! Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  11. Olá, vim fazer uma visitinha, passe lá no meu cantinho, tm um selinho pra vocês!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Parabéns pelo blog! Também faço parte da família de Catequistas Unidos e será um prazer receber sua visita no meu blog (jardimdaboanova.blogspot.com). Que a Paz de Jesus esteja sempre contigo! Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi , Irene! Agora eu também faço parte dos Catequistas Unidos e vim , mais uma vez, visitar seu blog abençoado. Venha conhecer meu cantinho também.
    sorrindocomjesus.blogspot.com
    Fique com Deus!
    Beijinhos perfumados,

    Joana

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu aqui de novo... Voce sumiu...algum problema?

    Hoje estou dedicando um tempo para as visitas aos Catequistas Unidos...
    Gostaria de saber onde acha que poderíamos melhorar... e como poderíamos nos unir cada vez mais, para honra e glória do Senhor!
    Que sou ansiosa acho que todos já perceberam...rs Estou montando um planejamento para 2012 e gostaria de sua ajuda... veja a minha postagem de hoje. http://catequesenanet.blogspot.com/2011/12/catequistas-unidos-2012-vamos-planejar.html
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  15. É Natal.
    Tempo de fé.
    Felicidade nos corações humanos.
    Esperança de dias melhores.
    Inspirações de amor.
    Família reunida.
    União cristã.
    Encontros acontecendo.
    Festa preparada.
    Estrela brilhando,
    Cristo nascendo.
    Tempo preparado, para vê-lo chegar.
    Céu aplaudindo.
    Caminhos se abrindo.
    Vida florindo.
    Mundo sorrindo.
    Fraternidade se manifestando.
    Gente perdoando.
    Mãos se juntando.
    Humanidade agradecendo.
    Tudo é prece.
    E momento de paz.
    Ele veio para nos salvar...
    Por isto
    É Natal!



    Feliz Natal pra vc e sua familia...Enia

    ResponderExcluir
  16. Olá Miguel e Irene lindo o seu cantinho, PARABÉNS.
    Quero lhe desejar um maravilhoso e abençoado 2012.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
    O link de seu blog:
    Nome Completo:
    Endereço para correspondência:
    Telefones:
    Paróquia / Cidade / Estado
    Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.

    Passe lá no blog para pegar o Selinho dos Catequistas Unidos 2012!
    http://catequesenanet.blogspot.com/2011/12/catequistas-unidos-crescendo.html

    Conto com sua coolaboração!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostei muito do blog.
    Deixei uns clicks. Estamos montando uma grande lista com vários blogs dispostos a visitar, comentar e\ou clicar nos parceiros todos os dias e nos correspondemos por e-mail.
    Ex. se forem cem pessoas, voce clicará nos seus amigos e os outros 99 clicarão no seu. Se quiser participar da nossa corrente de divulgação me envie um e-mail para jo.targino22@gmail.com e lhe retornarei o mais breve possível. Super abraço!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá,Irene!
    Vim avisar que a lista dos Catequistas Unidos foi atualizada e tenho um convite:
    http://www.catequesenanet.com.br/2012/01/olha-surpresa.html
    Passe lá para conferir, te espero!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir

Será, excluído comentários de cunho desrespeitoso e ofensivo. Críticas serão aceitas, entretanto sem baixarias e injurias.