Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quaresma.



Esse tesouro da igreja que nos é proporcionado todo ano,para que nos preparemos bem para a Santa Páscoa, é mais do que um período de proibições, é um período de auto conhecimento.
Quaresma, do latim, significa: quadragésimo dia; e há uma antiga expressão que diz: “daqui” a quarenta dias, Deus irá morrer por nós. Esse tempo de pouco mais de quarenta dias, é acompanhado de uma expectativa. Trata-se , diferentemente da do natal - que seria como de uma mãe gestante - , de uma esfera reflexiva e sóbria, sem as luzes e enfeites como no natal. E esta sobriedade, deve não nos fazer sofrer, mas pensar, refletir.
Um exemplo, é a via sacra: dolorosa e, no entanto com fim glorioso, um ato piedoso que nos faz enxergar o limite máximo visível do amor de Deus, que é amor infinito; e a partir da participação dela, identificar, a nossa pequenez e miséria, voltando nossas prioridades, para a mudança interior ; e a partir daí converte-la em atos, como caridade fraterna e esmola.
Esse tempo, nos convida ainda, a estarmos mais atentos aos sinais que Deus nos mostra; a estarmos com nossos olhos fixos nele, e fitá-lo na paixão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Uma Santa e piedosa Quaresma a todos.

Por: Miguel Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Será, excluído comentários de cunho desrespeitoso e ofensivo. Críticas serão aceitas, entretanto sem baixarias e injurias.