Neste sábado (26) umas das crianças, que se preparam para a primeira eucaristia, me perguntou: “Tia, agente pode viver sem crer em nada? Sem religião, sem ir à missa?”. Na medida em que procurei entende-la, na verdade responde-la, notei que o seu questionamento veio da percepção que ela teve perante as pessoas que a cercam, dos programas de televisão que mostram como é bom (?) viver sem crer – viver sem responsabilidades -, e em sua cabeça isso poderia não se encaixar.
Então, como é viver sem crer? Posso dizer que não menti para ela, e afirmei que isso pode acontecer e que não é “proibido”. Principalmente por que nossa vida é um “livro em branco” e nós escrevemos nele o que acharmos melhor, da maneira como preferirmos. Entretanto, não escondi dela e nem irei esconder de vocês minhas convicções sobre o assunto.
Existem pessoas que passam toda sua existência vivendo como desejam, fazendo tudo a sua maneira, olhando ao redor e achando que tudo termina aqui, e que ao final não existia propósito algum para a sua vida, mas sentem um vazio enorme, uma sensação que nenhuma farra, saída com amigos, namoro ou família possam preencher. Pois, PROCURAM ocupar a vida sem sentido verdadeiro.
Esse sentido real é Deus. Então, somos de Deus. Se Ele nos fez, se nós sentimos a falta dEle e precisamos dEle, só pode ser por falta de coragem de se comprometer, que nós não O procuramos. Sabe, aquela irresponsabilidade adolescente, que muitos adultos carregam, e que a televisão faz questão de mostrar em todos os horários? Ela é o motivo para o querer não se comprometer com nada, para a falta de vontade de assumir o Deus tão bom.
Deus nos chama o tempo inteiro, então como conseguir viver sem alguém que nos fez? Como conseguir viver sem crer nEle? E por mais que pareça, nossa fé não é só sentimento, é também razão, responsabilidade e comprometimento, é a entrega por inteiro. Por isso, nós não vamos à igreja só para encontrar conforto, ou para preencher esse vazio. Sei que pareço contraditória, mas entendam. O vazio, esse sentimento de falta, é o que nos alerta a procurar o Deus que nos quer bem. Coloquei acima um aspecto do que sentimos sem ele – vazio -, pois Deus, não é uma forma geométrica que se encaixa no espaço coerente. Posso lhe dizer que, Deus e a igreja nos traz a visão limpa da realidade da sociedade.
Não venha dizer que tudo o que falei e o que a igreja prega, te faz bitolado, alienado – quem faz isso é o mundo - Deus te mostra os dois lados da moeda, como um pai que te faz ver o lado positivo e negativo de tudo, mas que deixa você fazer as escolhas.
Por isso, repito, pode viver sem crer, não é proibido. Mas é sempre bom, enxergar tudo através de uma visão realista da sociedade. Então, fiquem atentos ao vazio, Deus não se encaixa nele, Ele o dissipa. Mas quem escolhe é você!
Boa semana!
Por: Irene Cavalcante
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Será, excluído comentários de cunho desrespeitoso e ofensivo. Críticas serão aceitas, entretanto sem baixarias e injurias.