Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Verdadeira liberdade.


Havia ontem um rapaz com uma camisa de algum movimento revolucionário estudantil, e nela dizia: "Luta, e sereis livre na vida!", e ai eu pensei comigo mesmo. Será meus irmãos que apenas lutando, encontramos a verdadeira liberdade? será que essa "liberdade" sugerida, nos dará plena felicidade? será que isto preenche o nosso coração? Pra mim a resposta é, Não. Por mais que achemos que nas coisas dessa vida, algo nos preencherá totalmente, isto não acontece. Nos saciamos e logo logo ja estamos com cede novamente, como o diálogo de Jesus com a samaritana(nós) no evangelho do 3º Domingo da quaresma. “Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo"(Jo 4, 5), Ele fala desta água do mundo. Somos como um bolo ou um pão ruim, que é grande mas dentro está oco. Somos grandes de nada, do vazio, do vento; bem feitos por fora, vistosos, bonitos, mas dentro sem substância. Pois, qualquer que seja a posse ou poder será vão, se não estivermos com Cristo, o único que preenche nosso vazio. Santo Agostinho revela isto em uma frase. "Fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti"; pois só é livre quem renuncia a tudo, por aquele que realmente pode dar tudo.


E lutar não é válido?? não devemos lutar por um mundo melhor? Devemos sim. Os comunistas usam um discursinho, dizendo que o cristianismo e as religiões, trazem o conformismo, alienam a sociedade e por ai vai... O que não é verdade. Vejam, o mundo se realiza em ter carros importados, se conforma em ter poderes, prazer a todo momento, o cristão não. O cristão só se contenta com o infinito; com Deus, com Aquele que nos exige tudo, mas para nos da tudo. Aquele que nos pede a alegria momentânea para nos da a felicidade eterna. O que é o infinito, perto de um carro ou uma grande propriedade? Cristianismo não é religião de conformismo, ela também é de luta; luta pela vida, pelas boas condições de trabalho, pela família. Mas não luta desesperada, porque os cristãos sabem que aqui não é o fim, sabem que as dificuldades fazem parte deste mundo, mas chegará o dia e o lugar que elas não farão mais. O Cristão luta com a palavra, com o amor, prefere isto a sair quebrando coisas, ou fazendo revoluções desordenados, movidas apenas pela ganância de chegar lá e fazer a mesma coisa, ou não é o que aconteceu quando os comunistas chegaram ao poder, com a infeliz desculpa de liberdade do homem? Ou Chaves, Fidel e Stalin não fizeram isto? O homem vive na busca da verdade, e ela aparece quando abrimos o coração para Cristo, que é Deus, e veio ao nosso encontro (isso não é crendice é histórico).


"Senhor, dá-me essa água, para que eu não tenha mais sede”, disse a samaritana.


Senhor como a samaritana, que é imagem da igreja e também da humanidade sedenta de ti, dai-nos dessa água, sacia a nossa sede Senhor, preenche o nosso vazio de miséria com o teu amor.



Por: Miguel Neto



Um comentário:

  1. Oi!
    Sou Ítalo Mateus, Do grupo de Acóolito da cidade de Nossa Senhora Aparecia ( você esteve lá com Dom Henrique). Gostei muito do seu blog e convido você a visitar o blog do nosso grupo:
    http://acolitonsa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Será, excluído comentários de cunho desrespeitoso e ofensivo. Críticas serão aceitas, entretanto sem baixarias e injurias.